Nome:Kátia Cidade:Cidade Maravilhosa (Ainda é) Niver:Dezembro Profissão: Administradora de uma grande empresa sem fins lucrativos, e Técnica em Segurança do Trabalho. Filmes:Paixão de Cristo, Dança comigo?, A Sogra, Click, O Amor é Cego,
Confissões de uma Noiva, Como perder um homem em 10 dias, O Diabo veste Prada,etc. Músicas:Gospels Gosto de:Adorar e louvar a Deus,
Estar com minha família, meus amigos, ver séries da tv por assinatura como CSI,
CSINY, CSIMIAMI, Dr. Hollywood, Na ponta do bisturi, House, The Closer, Desaparecidos e Monk. Livros:Treinando a emoção para ser feliz, 12 semanas para mudar uma vida - Augusto Cury; Dias melhores virão - Max Lucado; Orar pode mudar tudo - Silas Malafaia; entre outros. Detesto:Mentira. traição e hipocrisia. Frases:Se Deus diante de mim não abrir o mar, Ele vai fazer-me andar sobre
as águas.
Quando tu ouves ou lês o nome de Deus, talvez a primeira imagem que te ocorra seja de um velhinho de barbas brancas, sentado em um trono majestoso. Ou, um ser indefinido, sem "cara" e sem forma. Algo etéreo.
É difícil pensar, falar ou descrever Deus. Bolamos e imaginamos mil coisas em nossa cabeça. Porém, lá no fundo, sempre fica aquele sentimento de frustração e incapacidade, pois parece que Ele está lá em cima, e nós aqui, bem longe dEle.
Mas será que é mesmo assim? Vejamos...
Deus, em Sua misericórdia, sempre quis ter comunhão plena conosco, falar a nossa linguagem. Deus sempre esteve muito próximo da vida das pessoas. Todavia, o pecado nos distancia dEle. Eis porque, hoje, temos essa idéia de um Deus tão distante.
Deus, por Sua vez, não se agradou dessa situação e providenciou uma forma de poder falar abertamente conosco. Com Jesus, falamos a mesma língua. Jesus nos compreende como somos. Jesus é como um de nós, porém com a diferença de que Ele é sem pecado (Hebreus 4.15). Ele veio ao mundo e morreu na cruz para nos aproximar de Deus.
Um Deus que age assim, não pode ser um Deus distante, mas sim um Deus concreto, um Deus conosco (Mateus 1.23). Envolva-se com Deus e veja as Suas maravilhas.
Deus nos deu muitas armas para usarmos contra os planos do inimigo para nos destruir. Eis as cinco principais:
1. Uma arma poderosa contra o inimigo é a Palavra de Deus. Ela é a mais poderosa das armas. Até mesmo Jesus empregou-a contra o diabo quando foi guiado para o deserto pelo Espírito Santo e Satanás apareceu para tentá-lo (Mt 4:1). Poderíamos pensar que, se fôssemos o Filho de Deus, não precisaríamos ir para o deserto e muito menos ser tentadas pelo diabo. Mas o tentador aproximou-se dele, como faz com todas nós, e Jesus usou a Palavra de Deus para refutá-lo. Disse: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mt 4:4). Quando o diabo tentar destruir sua vida, refute-o com a Palavra de Deus. "O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena" (Pv 27:12). No instante em que você identificar o mal trabalhando em seu meio, esconda-se na Palavra de Deus.
2. Uma arma poderosa contra o inimigo é o louvor. O diabo odeia quando adoramos a Deus. Isso porque não pode suportar ver as pessoas adorando outro que não seja ele. Ele detesta tanto que não consegue nem ficar por perto. Quando adoramos a Deus, sua presença habita poderosamente em nosso meio, e o diabo tem de ir embora.
3. Uma arma poderosa contra o inimigo é a obediência. Se estamos vivendo em pecado ou andando em desobediência em qualquer aspecto, isso deixa a porta aberta em nossa vida para que o diabo tenha acesso a nós e, por fim, um lugar onde se instalar. Certas coisas ruins que acontecem conosco podem ser obra do inimigo, mas podem ser também por causa de nosso próprio pecado que deu a ele um lugar para erguer uma fortaleza em nossa vida. Satanás não tem poder sobre você, mas a desobediência às leis de Deus abre a porta e coloca uma placa de boas-vindas para ele. A confissão e o arrependimento batem a porta na cara dele.
4. Uma arma poderosa contra o inimigo é a fé. Tenha em mente que o inimigo está sempre colocando minas em seu caminho. Você não faz idéia de onde elas possam estar, pois não são visíveis aos olhos humanos. A maneira de evitá-las é andar perto de Deus e deixar que ele guie seus passos. Isso requer fé. "Resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo" (1 Pe 5:8,9). Caminhar pela fé é uma forma poderosa de evitar as armadilhas do inimigo.
5. Uma arma poderosa contra o inimigo é a oração e o jejum. A oração é uma arma de peso contra o inimigo. Jejuar torna essa arma ainda mais poderosa. Com freqüência, só é possível destruir a fortaleza que o inimigo constrói em nossa vida pelo jejum. Pode não parecer que uma coisa tão simples é capaz de fazer tanto, mas é verdade. Também pode não parecer que esteja acontecendo algo enquanto você jejua, mas há coisas sendo rompidas no reino espiritual. Normalmente, um simples jejum de 24 horas é suficiente para nos libertar do inimigo em nossa vida. Jejuar com regularidade mantém o inimigo afastado e suas fortalezas arrasadas. E uma forma de dizer: "Nego a mim mesma aquilo que mais quero e coloco Deus em primeiro lugar em minha vida". O inimigo odeia isso, pois é uma forma garantida de resistir a ele e derrotá-lo.
Retirado do livro: O poder da mulher que ora - Stormie Omartian
"... deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia" (Hebreus 12:1)
Dr. J. Wilbur Chapman, costumava contar a respeito de um pastor metodista que frequentemente pregava sobre o pecado. Ele não media palavras, mas e definia pecado como "aquela coisa abominável que Deus odeia". Um líder em sua congregação veio a ele em uma ocasião e tentou persuadi-lo a parar de usar aquele tipo de palavra. Disse ele: "Nós gostaríamos que você não falasse muito claramente sobre pecado. Isso afugenta os nossos jovens. Chame-o de qualquer outra coisa, como "erro", "engano" ou coisa parecida". "Eu entendo o que você quer dizer", observou o pastor, e caminhando para sua escrivaninha, pegou uma pequena garrafa. "Esta garrafa", ele disse, "contém estricnina. Você verá que a etiqueta vermelha aqui diz -- Veneno . Você seria capaz de sugerir que eu mude a etiqueta passando a dizer -- alcalóide? Quanto mais inocente for o nome, mais perigosa será a dose."
Até que ponto estamos banalizando ou tolerando o pecado que procura nos afastar da presença de Deus? Temos sido rigorosos contra ele ou o tratamos com indiferença, como se já fizesse parte de nossa vida diária? Quando não o tratamos com o rigor que deve ser tratado, ele se aproxima de mansinho, vai tomando lugar em nossas ações e logo estará completamente alojado e dirigindo cada um de nossos passos.
Mesmo que a princípio pareça inofensivo, vai corroendo nossa paz, ferindo nossa espiritualidade, destruindo nosso relacionamento com o Senhor e matando pouco a pouco nossa vida vitoriosa diante de Deus. Ele é um veneno mortal e se não o expulsarmos a tempo, destruirá nossos sonhos e nos impedirá de receber as bênçãos que o Senhor tem nos preparado.
Não existe pecado pequeno e pecado grande. Pecado é pecado e deve ser tratado como tal. Resistindo a ele nós estaremos sempre próximos do Senhor e gozando de uma vida plena de felicidade.
Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? 1 Coríntios 5:6
Quando eu era criança e morava na roça, minha mãe fazia “pão de casa” e assava-o num forno a lenha, cuja lembrança me traz saudades de bons tempos que se foram. O fermento também era preparado em casa e misturado à massa que era manipulada com uma amassadeira manual até ficar em condições de ser cortada em pedaços para dar forma aos pães. Esses eram, então, cobertos por uma toalha muito branca e sobre essa era posto um cobertor para aquecer os pães, a fim de crescerem.
Lembro-me de que, para saber quando os pães estavam no ponto de assar, minha mãe fazia uma bolinha da mesma massa e a colocava num copo com água, que ia em seguida ao fundo. Algumas horas depois, a bolinha boiava. Era o sinal de que estava na hora de levar os pães ao forno. O fermento havia levedado toda a massa.
Temos aqui uma lição a aprender do fermento. Ele permeia toda a massa e o resultado é que o pão macio fica saboroso. Assim também, juntar a oração à própria vida é como juntar o fermento à massa. Há crescimento e poder, alegrias e vitórias.
O Espírito Santo Se envolve com os acontecimentos do nosso dia-a-dia, ouve as orações e Se identifica com essa infinidade de preocupações e cuidados que, muitas vezes, nos trazem desânimo e insegurança. Ele nos ajuda, nos fortalece e está ao nosso lado em qualquer emergência.
A experiência de Josafá é um forte incentivo para os que desejam ser vitoriosos em suas lutas, por meio da oração.
Os amonitas e moabitas juntaram suas forças militares e invadiram o reino de Judá. Josafá temeu e, então, buscou ao Senhor em oração dizendo-Lhe que não sabia o que fazer. “Porém, os nossos olhos estão postos em Ti”, declarou (2Cr 20:3-12). E, como o fermento, a sua oração permeou todo o povo, que se juntou ao rei, e clamaram a Deus e Ele lhes deu a vitória. Por quê? Porque oraram. Foi nessa ocasião que o rei Josafá proferiu as memoráveis palavras: “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas e prosperareis” (2Cr 20:20).
Tenhamos a certeza de que o Deus criador de tudo o que existe e também de cada um de nós, e que a tudo sustenta com Seu poder – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – jamais rejeitará as nossas orações. Não é isso confortante?
REFLEXÃO: “No tempo aceitável, Eu te ouvi e te socorri no dia da salvação” (Is 49:8).
A Palavra de Deus não é apenas um livro e sim um manual de vida, que ensina o homem a ter uma qualidade de vida caminhando para o sucesso, que é diferente da vida sofrida que o mundo ensina.
Deus quer transformar e renovar a maneira de pensar, de agir segundo o que Ele deixou escrito através da Tua Palavra.
"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12-2)
Quando compramos um computador, acompanha um manual que nos ensina a utilizar todos os programas nele instalados, assim também Deus nos ensina através de Sua Palavra (manual) a ser vencedor em todas as circunstâncias da vida. "A ser constantemente constante, sem vacilar."
1º ARREPENDIMENTO: Significa mudança de atitudes. É reconhecer que certas atitudes ofenderam à Deus, e que está vivendo em pecado.
Pecado é seguir seu próprio caminho, em desobediência aos caminhos de Deus. O pecado é um abismo que separa o homem de Deus.
Arrependimento trás o perdão dos nossos pecados. Uma pessoa arrependida é alguém que reconheceu que não é bom viver em seus próprios caminhos e quer agora viver junto de Deus.
Arrepender é reconhecer que errou, sem justificativas.
"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados." (At3-19)
2º CONFESSAR: O arrependimento leva o cristão a confessar seus pecados.
A confissão é a atitude exterior de uma pessoa arrependida.
Se pecar, confesse seu pecado à Ele e receba seu perdão.
Deus perdoa sempre, basta confessarmos nosso pecado consciente.
"Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça." (Jo 1-8:9)
Jesus é o único intercessor (advogado), que leva as nossas causas, junto ao Pai para o perdão dos nossos pecados.
"Filhinhos meus, estas coisas vos escrevos para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro." (Jo 2-1:2)
Jesus é a ponte que liga o mundo à Deus. Por isso, esteja ligado à deus pelo seu perdão!
Para qualquer dúvida, pergunta e comentário, envie-nos um e-mail para:
Conta-se que um carregador de água, na Índia, conduzia dois potes grandes, cada um pendurado numa das pontas de uma vara que levava sobre os ombros.
Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de líquido no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe.
O pote rachado chegava apenas pela metade. Foi assim por dois anos, diariamente. O carregador entregava um pote e meio de água na casa de seu chefe. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações.
O mesmo não acontecia com o pote rachado, que estava envergonhado de sua imperfeição e sentindo-se imprestável por não ser capaz de realizar sua tarefa por inteiro.
Após perceber que, por dois anos, havia cumprido pela metade a sua missão, um dia o pote rachado falou para o homem à beira do poço:
- Estou envergonhado, e quero pedir-lhe desculpas.
- Por quê? Perguntou o homem. De que você está envergonhado?
- Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas a metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor.
"Por causa do meu defeito, você tem que fazer esse trabalho e não ganha o salário completo dos seus esforços," disse o pote.
O homem ficou triste pela situação do velho pote e, com compaixão, falou:
- Quando estivermos voltando para a casa de meu senhor, quero que observe as flores ao longo do caminho.
De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens à beira do caminho e isto lhe deu certo ânimo.
Mas, ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha e o homem lhe falou com doçura:
- Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado?
- É que eu, ao perceber o seu defeito, tirei vantagem dele e lancei sementes de flores no lado em que você estava e, cada dia enquanto voltávamos do poço, você as regava.
- Por dois anos eu pude colher flores para enfeitar a mesa de meu senhor. E se você não deixasse vazar a água, ele não poderia ter as flores para perfumar sua casa."
Cada um de nós tem seus próprios e únicos defeitos, mas isto não deve nos impedir de dar utilidade à nossa vida.
Se é verdade que temos nossas fragilidades, também é que temos algum valor.
O importante é que busquemos conhecer, igualmente, nossas imperfeições e nossos valores. Aos valores já adquiridos devemos dar o devido reforço, e aos defeitos a devida atenção para transformá-los em virtudes, como o caso do pote rachado.
Agindo assim, não nos deteremos à beira do caminho a lamentar das nossas limitações, mas agiremos rápido para superá-las e seguir adiante.
Pense nisso!
Se você está triste ou sentindo-se infeliz ou inútil, lembre-se que o Criador confia em seu potencial, senão ele não teria criado você.
E lembre-se, ainda, que a cada manhã ele lhe renova a oportunidade de crescimento, apostando na sua coragem e na sua disposição de auto superar-se, pois ele sabe que cada um de seus filhos tem seu próprio e único valor.
Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? (Sl 15.1.)
Quem, Senhor, poderá habitar em tua presença? Quem tem mãos limpas aos teus olhos? Quem tem coração reto e inteiro diante de ti? Quem é perfeito e não peca com a língua? Quem, Senhor, pode sentar-se ao teu lado, Olhar em teus olhos, sem se envergonhar de alguma coisa? Quem, Senhor, sofre antes o dano para não prejudicar o próximo? Aos teus olhos de fogo, a nossa justiça é sujeira, Nossas intenções: egoístas. Nossos desejos, para o próprio deleite. O próximo? Que também trabalhe!
Que sinta o mesmo suor do esforço a correr-lhe a testa. Que seja prudente e não se deixe cair na estrada. Quem, Senhor, poderá ser livre dessa inclinação maldita para o pecar E entrar em tua presença com mãos, coração, olhos, pés, E mesmo todo o ser limpo diante da face de um Deus santo? Ninguém, Senhor! Nenhum dos filhos de Adão. Por isso, dos céus enviaste a pureza.
O perfume que te alegra o coração nos mandaste, A trazer-nos vida e transformação: Jesus, teu amado Filho! O Cordeiro santo deu sua vida, absorvendo nossa morte e castigo, Nos deu seu sangue para apagar nossos pecados e trazer pureza, Nos deu poder de sermos chamados filhos de Deus ao recebê-lo. Lavou-nos da lama do trabalho que fazíamos para o tirano da alma.
Ele nos trouxe uma nova canção aos lábios: melodia de vitória! Quem, Senhor, entrará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que se veste de Cristo: suas roupas (linho fino)
Tem sua pele sobre as mãos, (mudando seu agir) Sobre o pescoço (colocando-o sob um jugo leve e suave). Aquele que aceita seu convite para cear: Cear com ele aqui, em nossa casinha. Cear com ele lá, na sua mansão!
Pai, muito obrigado por nos dares Jesus Cristo. Por ter ele tomado o nosso lugar ali na cruz do Calvário. Por nos proveres lugar em tua mesa na glória. Amém.
"Sempre tenho o Senhor diante de mim" Salmos 16:8 NVI
As palavras "Sempre tenho o Senhor diante de mim", são a descrição mais simples do que é vida espiritual. Existem certos pensamentos que quando estão presentes em nossas mentes são um indicativo claro de que Deus está caminhando ao nosso lado. O primeiro deles nos dá auto-confiança. Não importa se estejamos falando de Josué substituindo Moisés, ou de Paulo passando pela sua maior tempestade, a mensagem é a mesma:"Não temas. Eu sou contigo". O segundo pensamento que sempre virá a sua mente quando Deus está presente é:"Deus vai me dirigir". Pode ser que você esteja enfrentando um impasse em alguma área da sua vida e então uma solução lhe vem à mente, pode não ser a solução ideal, mas certamente vai ajudar. Ou talvez você esteja prestes a dizer algo que possa ferir alguém, e de repente, uma pequena voz interior da sua mente diz:"fique quieto". Um terceiro indicador da presença de Deus é a convicção de pecados. Você está seguindo pelo caminho errado e escuta:"não vá". Dê ouvidos a essa voz ou você violará os seus valores, diminuirá a sua influência, e acabará sendo guiado pela culpa. A quarta espécie de pensamento que lhe dirá que Deus está presente é a alegria! "Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da Tua presença"(Sl16:11NVI). Funciona assim: você caminha uma segunda milha, consegue realizar algo e fica muito satisfeito com isso. Foi o que aconteceu quando Deus criou o mundo, e depois disse:"Isto é bom!"
Deus pode usar qualquer uma dessas coisas para dar a você a certeza da Sua presença. Se você "Sempre[tiver] o Senhor diante de [você]. começará a sentir que ele está ao seu lado todos os dias...
É possível que Deus tenha criado o homem por meio da evolução de animais? Será que ele direcionou o desenvolvimento da bactéria para que ela passasse pelos estágios de peixe, réptil, mamífero, até que uma raça de macacos por fim se tranformasse em humanos? Alguns cientistas e líderes religiosos afirmam acreditar tanto na teoria da evolução como na Bíblia. Eles dizem que o livro Bíblico de Gênesis é simbólico. “Será que a teoria de que os homens evoluiram dos animais é compatível com a Bíblia? Os evolucionistas geralmente alegam que uma população de animais se desenvolveu de forma gradual e se transformou numa população de humanos, negando o fato de que no passado existia apenas um homem e uma mulher. Mas a Bìblia diz algo muito diferente. Lucas, um escritor da Bíblia e historiador meticuloso, falou de Adão como uma pessoa tão real quanto Jesus. Lucas pesquisou a genealogia de Jesus chegando até o primeiro homem. (Lucas 3:23-38) Além disso, quando o apóstolo Paulo falou a uma assistência que incluía filósofos instruídos nas famosas escolas gregas, ele lhes disse: “O Deus que fez o mundo e todas as coisas nele...fez de um só homem toda nação dos homens, para morarem sobre a superfície inteira da terra. (Atos 17:24-26) A evolução apresenta o homem moderno como um animal que está se aprimorando. A Bílbia o apresenta como alguém que descendeu de um homem perfeito e está em processo de degeneração moral, física e ideológica. A Bíblia diz: “O verdadeiro Deus fez a humanidade reta, mas eles mesmos têm procurado muitos planos.” (Eclesiastes 7:29) O fato de o homem ter perdido a perfeição através do pecado herdado de Adão explica o sofrimento e a maldade no mundo. Paulo escreveu: “Aquilo que quero, isso não pratico; mas aquilo que odeio é o que faço.” (Romanos 7:15). O conceito de que Deus direcionou a evolução para criar o homem é incompatível com a Biblia, pois daria a entender que Deus é responsável pelo nosso declíneo.
Enviada por FILHO PRÓDIGO - "Não há liberdade sem Lei."
A negligência de algumas coisas “simples” da vida pode adoecer a nossa mente.
As orientações abaixo ajudam a prevenir a doença e a tratar as pessoas com depressão.
São 25 dicas que listei, comentei (algumas delas) e que vou repartir com você:
1) Conscientize-se de que é “natural” (por causa de nossa condição pecaminosa) vir uma sensação de tristeza temporária depois de momentos de grande alegria. Portanto, não se julgue um deprimido. Não convença o seu cérebro de que você “está doente”, pois ela achará que é verdade!
2) Conheça mais os seus limites para que não os ultrapasse, desrespeitando as leis da natureza, que não admite imposições (horas a mais de estudo, trabalho, etc. Escolha um curso universitário de acordo com suas capacidades, que não exija mais do que pode dar). Trabalhe (ou estude) com cautela e tenha períodos de descanso. Durma pelo menos 8h por noite. O sono entre as 22h e 6h da manhã é o mais reparador;
3) Ventile bem e casa e coloque oxigênio suficiente no seu organismo através de respiração profunda. Seu estado de tristeza pode ter se originado com a falta de oxigenação do cérebro;
4) Evite o café e outras bebidas (ou alimentos) estimulantes;
5) Cultive uma vida conjugal satisfatória. A frieza no casamento pode produzir depressão;
6) Eduque-se para ser amável e contente. Depressão não justifica o ser rude e mal-educado com os outros. A mente e os nervos adquirem vigor e resistência pelo exercício da vontade. A força de vontade, em muitos casos, é um poderoso calmante para os nervos;
7) Fale sobre coisas boas (Efé. 5:4). Pare de olhar para o quadro sombrio de tristeza e olhe para JESUS. Fixe a sua mente em coisas aprazíveis. Quanto mais reclamar de sua condição, mas convencerá o seu cérebro de que tudo está contra você. Tal exercício e luta contra o EU custará esforço, mas, tem que ser feito. A felicidade depende deste gerenciamento dos pensamentos. Portanto, PARE de atacar a você mesmo!
8) Não alimente pressentimentos sombrios e pare de sofrer por antecipação!
9) Não se acostume a manter um estado de felicidade apenas quando estiver na presença dos amigos. Do contrário, suas emoções vão variar e atingir os extremos: ficará muito alegre e depois, se sentirá muito triste. Aprenda a ser feliz com sua própria companhia;
10) Nos momentos de depressão, medite no Sal. 33:18 e confie no amor do SENHOR. JESUS se compadece daqueles que sofrem de depressão; portanto, descanse em Seus braços e saiba que Ele é o seu Salvador, o melhor dos seus amigos e que nunca lhe deixará e nem abandonará. Lembre-se que Ele tem cuidado de você por toda a vida e continuará fazendo isso! Alimente a fé em Cristo. Siga o conselho de Heb. 12:2: nos momentos de tristeza, olhe para JESUS e não para dentro de você: “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, JESUS, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono do SENHOR.”.
11) Quando seus sentimentos mudarem, de felicidade para tristeza ou de auto-estima para baixa auto-estima, JAMAIS pense que o SENHOR mudou em relação a você! “JESUS CRISTO, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.” Heb. 13:8. Portanto, confie mais na Bíblia do que nos seus sentimentos! “Pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, o SENHOR é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.” 1 João 3:20;
12) Quando fizer uso da terapia por meio da oração (“preceterapia”), SEJA SENSÍVEL À LUZ DO SENHOR NA SUA MENTE, pois Ele VAI LHE MOSTRAR o que você precisa corrigir para vencer a depressão e ter mais saúde. Bata de frente com a realidade e não fuja dela. Somente encarando nossos defeitos, decidindo mudar, com a ajuda do SENHOR e enfrentando os “fantasmas” do passado, podemos obter a cura;
13) Lembre-se que as influências familiares ditam muito de nossa disposição mental. Deste modo, alguns podem ser mais susceptíveis que outros a ter depressão. Mas, ninguém precisa ser conformar com sua situação: peça a JESUS que lhe ajude a cultivar uma estrutura mental animosa, feliz e agradecida. Seja controlado por princípios divinos e vencerá qualquer predisposição genética para ter sofrer com a depressão;
14) Onde quer que esteja não leve com você uma atmosfera escura de tristeza. Nutra a fé e pronuncie mentalmente (ou em voz alta, para você) Lucas 1:46, 47: “… A minha alma engrandece ao SENHOR, e o meu espírito se alegrou no SENHOR, meu Salvador”.
15) Não censure as pessoas. A censura traz um senso de incapacidade que causa depressão (CUIDADO, PAIS! É danoso para um filho ser censurado enquanto vê o (s) irmão (s) recebendo elogios. Não compare as crianças, pois não existe dois seres humanos iguais e cada um deve ser amado e respeitado pelas qualidades que possui);
16) Eduque sua mente a se demorar em assuntos cativantes. O apóstolo Paulo fazia isto: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós, eterno peso de glória, acima de toda comparação” 2Cor. 4:17;
17) Decida colocar em sua vida toda influência benéfica que lhe for possível. Como? Não fale desanimadoramente, pois ao entristecer outros, você entristecerá a si mesmo!
18) Fale de suas MAIS SECRETAS fraquezas, dúvidas e tentações especialmente ao SENHOR. Não deixe que o inimigo penetre os seus segredos a fim de adaptar com êxito as tentações dele para lhe prejudicar;
19) Eduque-se a louvar ao SENHOR. Esse é um grande remédio para as doenças da alma (mente) e do corpo;
20) Tenha uma vida cristã saudável, que lhe ajude a controlar as atitudes pecaminosas. Quanto mais se abster das coisas que fazem mal e obedecer a JESUS, mais saúde mental terá. Um dos princípios que podemos extrair de João 15:14 é: mesmo que um amigo de JESUS sofra de depressão, será um vencedor se seguir os mandamentos dEle!
21) Deixe de lado o fanatismo. Cobrar muito dos outros e de si mesmo prejudica as emoções e pode causar depressão;
22) Reconheça que precisa de ajuda para ser salvo do pecado e da doença. Não lute sozinho! Busque ao SENHOR e ajuda médica, se necessário (lembre-se que a medicina pertence ao CRIADOR);
23) Tome sobre si somente o jugo de CRISTO, e não o seu mesmo! Peça a JESUS para que lhe ajude a carregar os seus pesados problemas. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” Mat. 11:28-29. Aceitar o jugo de CRISTO é aceitar a disciplina dEle, submetendo-se à Sua maneira de viver. Isso não torna a nossa vida mais pesada, mas, facilita as coisas para nós, do mesmo modo que o jugo nos dias de CRISTO (usado nos animais) tornava a carga mais leve. Nessa linguagem própria para as pessoas que ouviam a JESUS naquele momento Ele nos deixou essa dica de submetermos a nossa vida aos mandamentos dEle (João 14:15) para que tenhamos saúde física, mental e espiritual;
24) Entregue a sua tristeza, a sua depressão ao SENHOR e peça para que Ele lhe ajude a administrar as suas emoções: “Nas tuas mãos, entrego o meu espírito; tu me remiste, SENHOR da verdade.” Sal. 31:5. “Então, JESUS clamou em alta voz: PAI, nas tuas mãos entrego o meu espírito!…” Luc. 23:46;
25) Apegue-se às promessas do SALVADOR. Lembre-se do Seu trato com os Seus servos do passado e creia nas palavras de Rom. 8:28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam ao SENHOR, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”. Do mesmo modo que Ele cuidou dos fiéis que viveram antes de nós, o fará conosco;
Uma pessoa com depressão está possuída por demônios?
Um dos relatos que mais me sensibilizaram foi o de um rapaz que tinha de enfrentar a depressão juntamente com as observações severas de pessoas que o acusavam de estar possesso por espíritos do mal: “Sou cristão e tenho sofrido muito com um transtorno depressivo. Estou muito ansioso e sinto-me incapaz de fazer qualquer coisa boa em relação a mim e aos outros. Muitas pessoas associam a depressão à possessão demoníaca. Sofro quando dizem que eu sou um possesso, fico com a impressão de que a culpa é minha, que fui eu quem buscou e que estou pagando por isso. A depressão é causada por influência de demônios?”
A seguir, minha resposta dada a ele:
Obrigado por manter contato.
No seu caso, creio que os seus irmãos na fé só vão parar de lhe julgar mal se obterem informações sobre a depressão. Enquanto não conhecerem o assunto, não terão palavras sábias para lhe dizer.
Você precisa reconhecer e ACEITAR que não poderá mudar a opinião deles. POR SI MESMOS precisam se informar mais sobre esse tipo de doença a fim de entenderem que também os cristãos não estão livres de transtornos emocionais.
Quando estava para morrer, JESUS sentiu uma profunda tristeza: “Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.” Mat. 26:38. Será que alguém seria tão ousado em dizer que JESUS “não era cristão” ou que “estava possesso” por ter passado por momentos de depressão? Creio que ninguém em são juízo afirmaria algo tão absurdo. Portanto, fique tranqüilo: VOCÊ NÃO SOFRE DE POSSESSÃO.
Com a experiência de CRISTO podemos aprender que Ele teve momentos de depressão, mas, que não se tornou um depressivo. Como? Ele soube LIDAR com a tristeza profunda. Bateu de frente com ela, sentiu a dor de maneira saudável: ficou triste sem deixar que o desespero tomasse conta. Alimentou pensamentos positivos (Fil. 4:8) porque sabia o importante papel que os bons pensamentos têm na superação das crises. Pediu ajuda a SENHOR e por isso, conseguiu proteger a Sua emoção.
Você precisa fazer pelos menos 4 coisas (além de CONTINUAR no seu tratamento):
1) Deixar de se preocupar com o que os outros pensam ou vão pensar sobre você. Conforme escrevi anteriormente, não poderá mudar a mente dos seus irmãos. Por isso, VIVA A SUA VIDA e não justifique a sua doença a ninguém. Não conte dos seus sentimentos a pessoas que não sabem guardar segredo ou que irão acusar você de “estar possesso” ou “afastado do SENHOR”. Só abra o coração para aqueles que estão bem informados sobre a depressão.
2) Adquirir, “um dia de cada vez”, bons hábitos alimentares e praticar exercícios físicos COM URGÊNCIA. Uma pessoa deprimida que não faz exercícios dificilmente se recuperará. Já aquele tem uma atividade física pelo menos 3 vezes por semana, dificilmente não se restabelecerá da depressão. O exercício produz hormônios naturais no cérebro, que dão alegria. Algo excelente no combate à depressão!
3) Fazer uso também de chás naturais. Especialistas comprovaram que a erva-de-são-joão é eficaz no tratamento da depressão (mais leve). Fale com seu médico sobre isso.
4) Abrir o coração a JESUS todos os dias, falando-lhe sobre a sua doença. Conte-lhe TUDO o que sente (Fil. 4:6). Peça a Ele para que o cure no fundo de sua mente, que atue nas suas emoções. Ele está no Seu CONSULTÓRIO PARTICULAR aguardando você. O desejo dEle é satisfazer as suas necessidades emocionais (Fil. 4:19).
E, nesta oração, peça que lhe ajude a descobrir em qual (s) área (s) de sua vida precisa crescer, onde precisa melhorar. Pergunte a JESUS em qual momento de sua vida não conseguiu lidar com uma situação ruim. E, quando CRISTO revelar, bata de frente com a dor. Peça-Lhe ajuda para encarar o problema, pois, fazendo assim, VIRÁ A CURA.
Estou a sua disposição, orando na certeza de que o SENHOR está do seu lado.
Tudo parecia desolado para Davi e seus homens quando chegaram a Ziclague (ISamuel 30.1.6).
Os amalequitas tinham atacado a cidade e levaram cativo suas mulheres e filhos. Os homens estavam tão desencorajados que coraram até não terem mais forças. E Davi. o líder, "ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo".
Por fim, o exército de Davi resgatou suas famílias e derrotou os amalequitas. Mas a história dá uma grande volta, mesmo antes disso, quando "Davi, porém forteleceu-se no SENHOR". Outras traduções usam as palavras encorajar ou renovar.
O texto não diz exatamente como Davi fez isso. Mas eu me pergunto: de que maneira podemos nos fortalecer, encorajar ou renovar no SENHOR, quando nos sentimos desencorajados?
Primeiro, podemos lembrar-nos do que o SENHOR fez.
Podemos fazer uma lista das situações em que ele cuidou e providenciou todo para nós no passado ou como respondeu um pedido de oração.
Segundo, podemos lembrar-nos do que o SENHOR prometeu.
"Seja forte e corajoso! .... pois o SENHOR, estará com você por onde você andar" (Josué 1.9), Assim como Davi, vamos aprender a fortelecer-nos no SENHOR, e então deixar o restante com Ele.
Muitas vezes, nossa maior força se mostra na nossa disposição de nos aquietar e confiar no SENHOR.
VINDE A MIM TODOS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS E EU VOS ALIVIAREI.
Retirado do livro: O poder da mulher que ora - Stormie Omartian
Senhor,
Ajuda-me a nunca trocar Tua verdade por uma mentira. Revela-me onde aceitei uma mentira como se fosse verdade. Ajuda-me a discernir claramente quando é o inimigo quem está falando. Não quero ter pensamentos tolos ou fúteis ou dar lugar a pensamentos que não vão Te glorificar (Rm 1:21). Não quero andar de acordo com meus próprios pensamentos (Is 65:2). Quero levar todo pensamento cativo e assumir o controle de minha mente.
Tua Palavra é "apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hb 4:12). Ao ler Tua Palavra, que ela possa me revelar qualquer pensamento incorreto que haja em mim. Que Tua palavra possa estar gravada de maneira tão profunda em minha mente que eu seja capaz de identificar uma mentira do inimigo no instante em que ouvi-lá. Espírito da Verdade, conserva-me livre do engano. Sei que Tu me deste autoridade "sobre todo o poder do inimigo" (Lc 10:19) e, portanto, ordeno que o inimigo se afaste de minha mente. Recuso-me a ouvir mentiras.
Obrigada, Senhor, pois eu tenho "a mente de Cristo " (1 Co 2:16). Quero que Teus pensamentos sejam meus pensamentos. Mostra-me o ponto de minha mente que estou enchendo com coisas que não são retas. Ajuda-me a resistir e, no lugar delas, enche minha mente de pensamentos, palavras, músicas e imagens que glorifiquem a Ti. Ajuda-me a pensar no que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, que tenha alguma virtude e seja digno de louvor (Fp 4:8). Aproprio-me da "moderação"que Tu me deste (2 Tm 1:7).
Você tem uma escolha quanto ao que vai ou não vai aceitar em sua mente. Você pode escolher levar cada pensamento cativo e ter em você "o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Fl 2:5), ou pode permitir que o diabo alimente você com mentiras e manipule sua vida. Todo pecado começa com um pensamento na mente. "Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura" (Mc 7:21,22). Se você não assumir o controle de sua mente, o diabo assumirá.
É por isso que você deve ser diligente em monitorar o que permite que entre em sua mente. A que programas de TV você assiste? Que revistas e livros lê? Que músicas, programas de rádio ou CDs ouve? Eles enchem sua mente de pensamentos retos e alimentam seu espírito para que você se sinta enriquecida, esclarecida, em paz e abençoada ou eles a desgastam, fazendo-a sentir-se vazia, confusa, ansiosa ou temerosa? "Porque Deus não é de confusão, e sim de paz" (1 Co 14:33). Quando enchemos nossa mente da Palavra de Deus e de bons livros e revistas escritos por pessoas nas quais o Espírito de Deus habita e ouvimos músicas que O louvam e glorificam, não deixamos espaço para a propaganda do inimigo.
Se você quer determinar se seus pensamentos são do inimigo ou do Senhor, pergunte a si mesma: "Eu escolheria ter esses pensamentos?" Se a resposta for negativa, então provavelmente são do inimigo. Se, por exemplo, você está sentada na igreja e de repente visualiza o coral inteiro nu, reconheça de onde isso está vindo. Em vez de se martirizar por ter pensamentos impuros, diga ao inimigo que saia de sua cabeça, pois você não vai permitir que sua alma seja depósito para o lixo dele. Diga-lhe que você tem "a mente de Cristo" e que não dará ouvidos a qualquer coisa que não esteja de acordo com ela (1 Co 2:16).
A recusa a alimentar a iniqüidade em seus pensamentos é parte do processo de resistir ao diabo. Quantas pessoas não conhecemos que deveriam ter feito isso e não fizeram?
Você não precisa conviver com a confusão ou opressão mental. Você não precisa mais andar "como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração" (Ef 4:17,18). Em vez disso, você pode ter clareza e conhecimento. Mesmo que seu inimigo tente convencê-la de que seu futuro é tão desalentador quanto o dele ou de que você é um fracasso sem nenhum propósito, valor, dons ou capacidades, Deus diz exatamente o contrário. Creia em Deus e não dê ouvidos a mais nada.
Retirado do livro: O poder da mulher que ora - Stormie Omartian
Você já teve pensamentos que ficam se repetindo sem parar na mente como um velho disco riscado? Já lhe ocorreu algum pensamento que causasse uma sensação física, como dor no peito, frio na barriga, nó na garganta, fraqueza nos braços e nas pernas, lágrimas, irritação no rosto e pescoço? Sua mente é atormentada por pensamentos do tipo "e se", como "E se eu pulasse da sacada?" ou "E se eu batesse o carro naquele muro?" Você já teve pensamentos do tipo "se ao menos"? Como "Se ao menos eu tivesse dito alguma coisa ..." Você já teve pensamentos de autopunição: "Ninguém se preocupa comigo", "Sou uma fracassada", "Eu não valho nada", "Nada que eu faço dá certo"?
Se você já teve pensamentos como esses, saiba que não se trata de Deus dando-lhe uma revelação para sua vida. É o inimigo tentando assumir o controle de sua mente.
A vida tem muito sofrimento, mas com freqüência sofremos sem necessidade por causa das mentiras em que acreditamos a respeito de nós mesmas e de nossas condições. Aceitamos como verdade as palavras que são colocadas em nossa mente pelo inimigo, que quer nos ver destruídas. Podemos ficar temerosas, deprimidas, solitárias, zangadas, em dúvida, confusas, inseguras, desesperadas, abatidas, preocupadas e cheias de autopiedade, tudo por causa das mentiras em que acreditamos. No entanto, podemos vencer cada uma dessas mentiras com a oração, a fé e a verdade da Palavra de Deus.
É preciso, porém, que você tenha consciência de que uma das táticas do inimigo é tentar tomar de você a Palavra de Deus. Ele a levará a questionar a Palavra de Deus, como fez com Eva no Jardim. "Será que Deus disse isso mesmo?" "Será que é isso mesmo que ele quer dizer?" "Será que Deus vai mesmo se importar se você fizer isso?" "Deus se preocupa mesmo com você?"
Em seguida, vai desmentir a Palavra de Deus. "Deus não disse isso"; "Deus não se importa com isso"; "Deus não acha que você é assim tão valiosa"; "Deus está deixando de lhe dar boas coisas".
Quando lhe vierem à mente pensamentos que comecem a questionar e contradizer a Palavra de Deus, é sinal de que você está sendo enganada por seu inimigo. Lembre-se de que "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte" (Pv 14:12). Certos pensamentos podem parecer corretos para você, mas quando você os coloca ao lado da Palavra de Deus, a mentira é exposta.
O engano é o plano contínuo de ataque do inimigo. Jesus disse que o diabo "foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (Jo 8:44). O único poder que o diabo tem é o de levar as pessoas a acreditar nas mentiras dele. Se isso não acontecer, ele não tem poder de realizar seu trabalho.
Retirado do livro: O poder da mulher que ora - Stormie Omartian
'O Poder de uma Mulher". Estas palavras se tornaram verdadeiramente proverbiais entre nos, embora as vezes ditas em tom agressivo.
E Preciso admitir que algumas mulheres simplesmente tem um toque especial. Mulheres que enxergam alem dos obstaculos, recusando intimidar-se com as dificuldades.
A Biblia nos fala de uma mulher assim, Ester. Vitima incosciente de uma situacao insuportavel, ela se ergueu e decidiu, pela graca de Deus, a mudar as coisas. Ignorando todos os seus temres, esta mulher tomou uma atitude que a maioria jamais se arriscaria a tomar. Essa mulher salvou sozinha, seu povo do exterminio. Chamo isso de Poder!!!
Ester e um grande livro, e o unico em que o nome de Deus nao e citado.Nem a oracao propriamente dita.Alem disso,nada do livro de Ester e mencionado no N.T.Estranho. Somos tentados a pensar que Deus esta mesmo ausente,mas isso e pouco provavel, pois suas marcas estao por toda a parte.
Essa semana, fiquei a questionar com Deus, o porque de algumas demoras em relacao algumas oracoes que tem feito. Perguntei ao Senhor, porque ele estava tao ausente em algumas questoes da minha vida e logo me veio a mente a vida de Ester. E e isso que quero compartilhar com vcs aqui no blog, pois como eu, sei que tem muitas mulheres fazendo a mesma pergunta a Deus..Porque a demora?porque essa ausencia?Minha querida amiga, a quanto tempo, voce tem esperado a bencao?
E Deus falou muito ao meu coracao essa semana, com o livro, o poder da mulher que ora. Pois embora haja certos momentos que achamos que Deus nao esta presente, lembre-se: Ele esta trabalhando.Ele pode estar se movendo em mil lugares ao mesmo tempo, operando em circustancias fora do nosso controle. Enquanto esperamos, Deus nao trabalha apenas em nosso coracao, mas igualmente de outros, renovando as forcas a todo momento. Voce esta lembrada das palavras de Isaias a respeito da espera? " Os que esperam no Senhor, renovam as suas forcas, sobem com asas como aguias, correm e noa se cansan, caminham e nao se fatigam."Is 40. Minha amiga, enquanto esperamos ganhamos novas forcas. Obtemos uma perspectiva melhor, acumularemos novas energias(correm e nao se cansam). Isso tudo acontece quando aguardamos. Mas, ao mesmo tempo, durante esse periodo de espera,nada acontecendo, pelo menos nada visivel, falamos..estou esperando a toa..nada vai acontecer.O adversario quer que voce pense exatamente isto. Esperar e perda de tempo. NAO ACREDITE! Foram pensamentos como estes, creio eu, que fortaleceu Ester.Quando nos estamos passando por problemas, perguntamos: Onde esta Deus? Nesses momentos de espera, o Senhor esta operando, nos ensinando, nos lapidando. Precipamos-nos quando nao esperamos no Senhor. Agimos impensadamente. Falamos demais. Mas quando esperamos o suficiente no Senhor, Ele toma pleno controle do nosso espirito. Em tais momentos somos como uma luva, e a sua mao nos leva para onde quer que lhe agrade. Enquanto voce espera, se preocupe em ouvir Deus, alimenta a sua alma com o mana do ceu, a palavra de Deus. Voce continua aberta para o inesperado? A obra que o Senhor faz nesse periodo de espera e pelo menos tao importante quanto aquilo que estamos aguardando. Ele trabalha nossa paciencia, nossas circunstancias.Coisas maravilhosas acontecem com a nossa vida, enquanto esperamos. Algumas vezes, que esperei, reclamei com Deus, questionei, logo depois vi que foi o melhor para minha vida. O Senhor moveu e trabalhou no tempo certo.e eu o louvo por isso.
Entao,minha querida amiga, que chegou aqui ao meu cantinho, e esta recebendo essa palavra..Tenho boas noticias. Fique quieta. Faca uma pausa e descubra que Deus e Deus. Entregue tudo a Ele. o Senhor esta trabalhando, fique quieta e pelo menos desta vez, me ouca.."Descansa no Senhor e espera no Senhor" ( como ele tem falado isso ao meu coracao). Acredite ..diga a Deus "estou convencida de que tu estas operando em meio as dificuldades da minha vida. Nao posso mudar os acontecimentos. Esperarei no Senhor"
ESPERE, E O QUE DEUS DIZ..ESPERE,PORQUE ELE ESTA PONDO EM PRATICA SEU PROPOSITO SUPERIOR. Espere, porque Deus sabe e faz o que melhor. Anime-se, confie em Deus e louve pela resposta que certamente vira. Deus nao esquecera de voce! Tem o tempo de Deus. Nao desista!Ele e o Deus que voce e eu servimos. O Senhor tem o controle! Habitamos no esconderijo do altissimo. Descansamos a sombra do Onipotente! Quando Deus Decide moverse Ele move. Ele conhece o seu coracao! Espera pelo Senhor, tem bom animo e fortifique-se o teu coracao. O Criador quer fazer obras poderosas em sua vida, por isso espere.Continue crendo, orando, louvando. Deus trabalhara em voce enquanto voce espera!!
Amiga preciosa, Que o Senhor te Abencoe e te renove a cada dia.
É necessário que saibamos a diferença entre julgar no sentido de condenar – e discernir. Se julgo alguém com espírito severo, como se estivesse passando sobre ele um julgamento final, estou errado e Deus há de me julgar. Discernir é diferente e sempre é acompanhado por amor divino. O Espírito Santo mostra-nos como discernir as necessidades daqueles que vêm pedindo oração. Discernimento é acompanhado por um desejo de ajudar os outros, de orar por eles e de abençoá-Los.
Eis um texto maravilhoso sobre este assunto: "Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado" (Gl 6.1, NVI).
Quem são os "espirituais" , aqueles que devem restaurar?São os que nasceram pelo Espírito Santo, que são "participantes da natureza divina" (2 Pe 1.4). São os que estão cheios do Espírito Santo.
Logo antes de instruir sobre a necessidade de restaurar, o apóstolo Paulo escreveu: "Sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor" (Gl 5.13). E nos lembra: "Amarás o teu próximo como a it mesmo" (Gl 5.14). "Andai no Espírito", ele exorta (Gl 5.16), e um pouco depois diz que devemos ser "guiadospelo Espírito" (v. 18). Ao descrever com mais detalhes o que é andar no Espírito e ser guiado pelo Espírito, ele dá uma lista dos frutos do Espírito, entre os quais está a mansidão. Só depois de tudo isso é que chegamos à instrução de restaurar aquele que pecou num espírito de mansidão. Ser manso é ser gentil e afável.
Depois desta exortação para restaurar aqueles que caíram, Paulo continua dando palavras de sabedoria. "Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo" (Gl 6.2). É um dever cristão suportar a fraqueza ou decepção de um irmão ou irmã, e fazer todo esforço para restaurar aquela pessoa de uma forma misericordiosa.
Há perdão, misericórdia e graça para os contritos e arrependidos. Como são ternas as súplicas de Deus para com seu povo voluntarioso e obstinado: "Volta... Porque eu sou compassivo.. . Tão-somente reconhece a tua iniqüidade, reconhece que transgrediste contra o Senhor teu Deus... Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões" (Jr 3.12,13,22). E como ele anseia pela resposta penitente: "Eis-nos aqui, vimos ter contigo; porque TU és o Senhor nosso Deus... Com efeito, no Senhor nosso Deus está a salvação de Israel" (vv.22, 23).
Há vários anos, conheci uma senhora cristã que precisava ser tratada sobre um determinado assunto na sua vida. Perguntei ao Senhor se eu devia conversar com ela a respeito. Ele me disse que eu ainda não estava suficientemente terna e que deveria esperar até que meu coração fosse amolecido pela sua graça. Só então me permitiria falar com ela.
Durante uma semana, ele me fez esperar enquanto, ao mesmo tempo, estava preparando meu coração através da ternura do seu amor. Depois disso, ao tratar com ela, a compaixão do Senhor estava tão manifesta na minha maneira de ministrar-lhe, que ela aceitou com alegria a minha exortação e submeteu-se à mão do Senhor.
Primeiro Devemos Examinar a Nós Mesmos
O Senhor nos ensinou que primeiro devemos lançar for a do nosso olho a trave do amor próprio, antes de podermos ver claramente a fim de tirar o cisco do olho do nosso irmão (Mt 7.3-5). Justiça própria é uma trave no nosso olho. Temos de lembrar que nada temos de bom em nós mesmos.
Só temos aquilo que recebemos de Deus. Recebemos de Deus o consolo do perdão? Foi-nos restaurada a alegria da nossa salvação, depois do nosso arrependimento? Tudo que recebemos dele, precisamos passar a outros, pois somos chamados para consolar outros com a consolação com que nós mesmos fomos consolados (2 Co 1.4). Ele é o Pai de misericórdias e o Deus de toda consolação.
Devemos sempre examinar a nós mesmos à luz da Palavra de Deus. "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hb 4.12).
Devemos depender do Espírito Santo para focalizar o holofote da Palavra de Deus nos nossos corações e mostrar se há algo em nós que impede a plenitude da sua salvação, ou que não permite que ele responda nossas orações. Se houver algo assim, ele nos revelará pelo seu poder de convencer-nos do pecado. Então precisaremos nos arrepender, colocando nosso pecado debaixo do sangue de Jesus, e dispor-nos a continuar caminhando sem persistir no pecado, pela graça do Senhor.
Se dependermos do Espírito Santo, também não devemos nos submeter à autocondenação. O Espírito Santo é o Espírito da verdade. "Se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas. Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus" (1 Jo 3.20,21).
É necessário que saibamos a diferença entre julgar no sentido de condenar – e discernir. Se julgo alguém com espírito severo, como se estivesse passando sobre ele um julgamento final, estou errado e Deus há de me julgar. Discernir é diferente e sempre é acompanhado por amor divino. O Espírito Santo mostra-nos como discernir as necessidades daqueles que vêm pedindo oração. Discernimento é acompanhado por um desejo de ajudar os outros, de orar por eles e de abençoá-Los.
Eis um texto maravilhoso sobre este assunto: "Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado" (Gl 6.1, NVI).
Quem são os "espirituais" , aqueles que devem restaurar?São os que nasceram pelo Espírito Santo, que são "participantes da natureza divina" (2 Pe 1.4). São os que estão cheios do Espírito Santo.
Logo antes de instruir sobre a necessidade de restaurar, o apóstolo Paulo escreveu: "Sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor" (Gl 5.13). E nos lembra: "Amarás o teu próximo como a it mesmo" (Gl 5.14). "Andai no Espírito", ele exorta (Gl 5.16), e um pouco depois diz que devemos ser "guiadospelo Espírito" (v. 18). Ao descrever com mais detalhes o que é andar no Espírito e ser guiado pelo Espírito, ele dá uma lista dos frutos do Espírito, entre os quais está a mansidão. Só depois de tudo isso é que chegamos à instrução de restaurar aquele que pecou num espírito de mansidão. Ser manso é ser gentil e afável.
Depois desta exortação para restaurar aqueles que caíram, Paulo continua dando palavras de sabedoria. "Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo" (Gl 6.2). É um dever cristão suportar a fraqueza ou decepção de um irmão ou irmã, e fazer todo esforço para restaurar aquela pessoa de uma forma misericordiosa.
Há perdão, misericórdia e graça para os contritos e arrependidos. Como são ternas as súplicas de Deus para com seu povo voluntarioso e obstinado: "Volta... Porque eu sou compassivo.. . Tão-somente reconhece a tua iniqüidade, reconhece que transgrediste contra o Senhor teu Deus... Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões" (Jr 3.12,13,22). E como ele anseia pela resposta penitente: "Eis-nos aqui, vimos ter contigo; porque TU és o Senhor nosso Deus... Com efeito, no Senhor nosso Deus está a salvação de Israel" (vv.22, 23).
Há vários anos, conheci uma senhora cristã que precisava ser tratada sobre um determinado assunto na sua vida. Perguntei ao Senhor se eu devia conversar com ela a respeito. Ele me disse que eu ainda não estava suficientemente terna e que deveria esperar até que meu coração fosse amolecido pela sua graça. Só então me permitiria falar com ela.
Durante uma semana, ele me fez esperar enquanto, ao mesmo tempo, estava preparando meu coração através da ternura do seu amor. Depois disso, ao tratar com ela, a compaixão do Senhor estava tão manifesta na minha maneira de ministrar-lhe, que ela aceitou com alegria a minha exortação e submeteu-se à mão do Senhor.
Primeiro Devemos Examinar a Nós Mesmos
O Senhor nos ensinou que primeiro devemos lançar for a do nosso olho a trave do amor próprio, antes de podermos ver claramente a fim de tirar o cisco do olho do nosso irmão (Mt 7.3-5). Justiça própria é uma trave no nosso olho. Temos de lembrar que nada temos de bom em nós mesmos.
Só temos aquilo que recebemos de Deus. Recebemos de Deus o consolo do perdão? Foi-nos restaurada a alegria da nossa salvação, depois do nosso arrependimento? Tudo que recebemos dele, precisamos passar a outros, pois somos chamados para consolar outros com a consolação com que nós mesmos fomos consolados (2 Co 1.4). Ele é o Pai de misericórdias e o Deus de toda consolação.
Devemos sempre examinar a nós mesmos à luz da Palavra de Deus. "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hb 4.12).
Devemos depender do Espírito Santo para focalizar o holofote da Palavra de Deus nos nossos corações e mostrar se há algo em nós que impede a plenitude da sua salvação, ou que não permite que ele responda nossas orações. Se houver algo assim, ele nos revelará pelo seu poder de convencer-nos do pecado. Então precisaremos nos arrepender, colocando nosso pecado debaixo do sangue de Jesus, e dispor-nos a continuar caminhando sem persistir no pecado, pela graça do Senhor.
Se dependermos do Espírito Santo, também não devemos nos submeter à autocondenação. O Espírito Santo é o Espírito da verdade. "Se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas. Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus" (1 Jo 3.20,21).