Nome:Kátia Cidade:Cidade Maravilhosa (Ainda é) Niver:Dezembro Profissão: Administradora de uma grande empresa sem fins lucrativos, e Técnica em Segurança do Trabalho. Filmes:Paixão de Cristo, Dança comigo?, A Sogra, Click, O Amor é Cego,
Confissões de uma Noiva, Como perder um homem em 10 dias, O Diabo veste Prada,etc. Músicas:Gospels Gosto de:Adorar e louvar a Deus,
Estar com minha família, meus amigos, ver séries da tv por assinatura como CSI,
CSINY, CSIMIAMI, Dr. Hollywood, Na ponta do bisturi, House, The Closer, Desaparecidos e Monk. Livros:Treinando a emoção para ser feliz, 12 semanas para mudar uma vida - Augusto Cury; Dias melhores virão - Max Lucado; Orar pode mudar tudo - Silas Malafaia; entre outros. Detesto:Mentira. traição e hipocrisia. Frases:Se Deus diante de mim não abrir o mar, Ele vai fazer-me andar sobre
as águas.
Ante as dificuldades, tem hora que você pensa em desistir de tudo. Parece que não adianta tentar. Que, se tentar, não terá êxito. Você está no meio da escuridão.
No entanto, tudo só lhe parece difícil porque você está com desânimo. Se levantar a cabeça, as soluções começam a aparecer. E as coisas se modificam.
Por isso, ânimo! Recomece. Lute novamente. Acredite no poder de Deus. Creia que tudo depende de você. E você é forte. Pode vencer.
A vitória sorri para os que acreditam na força que Deus lhe deu!!! Portanto, o poder de Deus se aperfeicoa na fraqueza.
Jesus disse que o Pai procura pessoas que o adorem "Em Espírito e em verdade". Isso tem sido defesa para muitas pessoas que se afastam da igreja e pretendem viver seu cristianismo de maneira mais "isolada". Esta postura de seguir sua fé em seu próprio coração; de fazer suas leituras bíblicas em casa, de orar sozinho e de não se envolver na comunhão é legítima?
Tem sido cada vez mais comum ouvirmos de casos de pessoas que se afastam da comunhão para dizerem que ir à igreja é invenção humana. Que Jesus nunca nos ensinou isso e que é o homem que sustenta esta prática. Sempre ouvimos aqui e ali: "Estou decepcionado com a igreja..." ou "Não dependo dos outros para viver meu cristianismo. .." ou ainda "Jesus não tem nada a ver com religião..". Tem até livro que carrega na capa "Sou Cristão Apesar da Igreja".
Vamos refletir:
A idéia de costruir lugares para a reunião dos santos em Cristo não consta na Bíblia... A construção de "templos" para a adoração de Deus é fruto da oficialização do cristianismo como religião oficial do Império Romano (nos dias do imperador Constantino) . Antes, as pessoas se reuníam onde dava para se reunir, em lugares abertos, casas, salões, etc. Uma das reuniões mais importantes do "embrião da igreja" (o grupo dos Doze) foi em um salão de festas, para recepcionar convidados. Jesus manda seus discípulos irem preparar a páscoa em uma sobreloja (Lucas 22:7-13).
Apesar de não termos uma ordenança da parte do Mestre para construirmos lugares para adoração, somos gratos a Deus pela sabedoria das comunidades da atualidade: Elas utilizam os recursos comuns à igreja (arrecadados entre os fiéis) para alugar ou construir locais para a comunhão e a adoração. Não que Deus esteja ligado a estes locais; mas eles facilitam bastante a nossa comunhão. Já pensou se nós tivésemos que escolher somente uma dúzia de irmãos para cultuarem na nossa casa? Só encontraríamos os outros de vez em quando!!! Graças a Deus pela reunião da comunhão!!! E estas reuniões dos santos (em lugares maiores ou menores) são evidentes em todo o Novo Testamento:
"Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração" Atos 2:46
"As igrejas da província da Ásia enviam-lhes saudações. Áqüila e Priscila os saúdam afetuosamente no Senhor, e também a igreja que se reúne na casa deles" 1 Coríntios 16:19
"Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em uma língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja" 1 Coríntios 14:26
Então, segundo alguns poucos exemplos bíblicos que selecionamos aqui, percebemos que é, sim, propósito de Deus que os santos em Cristo se reúnam periodicamente para louvar a Deus, trocar ensinamentos, orar uns pelos outros e edificar-se mutuamente.
Mas vamos além do propósito de Deus, pois não vamos à igreja só por obediência ao propósito, vamos por prazer! É gostoso estar em um lugar em que o Espírito do Senhor se manifesta, em que podemos cantar louvores na coletividade, sermos fortalecidos quando estamos abatidos e sermos instrumento de fortalecimento quando estamos em paz.
É gostoso ouvir uma palavra edificadora, uma profecia vinda de Deus que nos convoca ao arrependimento dos erros cometidos durante a semana, que nos conforta por um momento de tribulação ou nos dá sabedoria para tomar uma decisão que pesa sobre nossos ombros. A igreja é a reunião em que o próprio Jesus se manifesta ("Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles". Mateus 18:20).
Mas, como dissemos no início, há pessoas que tentam defender o cristianismo particular; desligado das "religiosidades" da igreja. Na tentativa de convencer estas pessoas, os irmãos acabam se lembrando do provérbio "uma brasa que se afasta do braseiro esfria". É uma bela metáfora que tenta expressar a condição daqueles que se apartam da coletividade cristã. Mas convenhamos: a verdade é outra. A coletividade não é um braseiro; é um corpo. E nós não somos brasas, somos membros. O membro que é separado do corpo acaba por necrosar, apodrecer. Um dedo fora do corpo apodrece. Idem para braço, perna, orelha, etc. A idéia do braseiro é até boa, mas não atinge a profundidade das implicações de não estar na comunhão dos santos.
Dentre estes que se afastam da comunhão estão os que têm (ou tiveram) problemas com os irmãos da comunidade. Neste caso só existe falta de perdão; mais nada. Este que se afasta deveria procurar aquele com quem tem questões pendentes e resolvê-las, pois isso é o que se espera de um convertido a Jesus Cristo, que pretende seguir o caminho cristão de obedecer aos mandamentos do Mestre.
Há casos de pessoas que até tentam seguir fielmente o ensinamento de Jesus, vivem o amor, procuram o perdão, a reconciliação, a mansidão, mas percebem-se em meio a uma comunidade de intenções não legítimas, com líderes que não têm temor do Senhor. Estes raramente se afastam, acabam procurando uma nova comunidade, de pesoas que desejam, do fundo do seu coração, servir a Deus.
Uma atitude inaceitável dos"emancipados" (que vão viver seu cristianismo particular) é ficar por aí dizendo que estão "decepcionados com a igreja". Ora, que corrijam seu discurso: estão decepcionados com algumas pessoas de uma comunidade local. Deixem a igreja de fora desta conversa!!! E tem mais: muitos destes casos de "decepção com a igreja" são daqueles que gostam de ficar contando as "marcas" que as pessoas da igreja deixaram nelas, mas nunca atentaram para as "marcas" que elas mesmas deixaram nas pessoas da igreja. A estes Jesus ensina: "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?" (Lucas 6:41).
Infelizmente nós vivemos diante de um quadro muito complexo, egoísta, endurecido: Não basta as denominações trabalharem para dispersar uma igreja que deveria caminhar em união; agora temos as pessoas de dentro das próprias comunidades que querem viver seu cristianismo somente em casa, sem se misturar com os outros, sem correr os riscos de se relacionar com pessoas. Ora, as relações na igreja certamente gerarão conflitos! Mas estes conflitos devem gerar perdão. Estas relações certamente gerarão divergência. Mas a divergência deve ser interrompida por um mover de convergência do Espírito.
Para nossa tristeza há gente que faz a escolha por viver o que pensam ser um cristianismo sem "religião", sem "igreja", sem "rituais". Azar de todos vocês que se encontram nesta condição... Nós que nos reunímos como corpo sabemos que somos partes pequenas de um "todo" que é muito maior. Vocês são fortes, auto-suficientes, não precisam de ninguém, mas nós que nos reunímos com os outros somos fracos, precisamos de Jesus; precisamos da coletividade. .. Um alerta a todos que defendem que é possível viver um cristianismo livre, sem ir à igreja, sem conviver com outras pessoas: Quando forem tomar banho, cuidado ao lavar o umbigo: Vocês podem encontrar Jesus lá dentro!!!
Disse eu: compadece-te de mim, Senhor, sara a minha alma, porque pequei contra Ti.
Sl 41:4
Pensamento
Não devemos nos prender à nossas falhas. Quando erramos, nos arrependemos e o perdão logo vem. Mas muitas vezes ficamos remoendo essa falha ou pecado, nos tornando até desanimados ou depressivos por isso. Nos sentimos indignos o tempo todo. A Palavra nos diz que se esperarmos no Senhor, seremos transformados. Então desfrute do que você tem, de quem você é. Não se apegue somente aos momentos ruins e aproveite a cada dia. Você errou, tudo bem, continue em frente. A vida é feita de erros e acertos. Antes de tomar qualquer atitude busque uma direção de Deus e aguarde. Mas se não agüentou esperar, e errou, busque a misericórdia do Senhor.
“Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne
(Gn 2.24)”.
Lar Unido Como a mulher deve reger sua casa Incrível a quantidade de pessoas que eu tenho atendido que reclamam que seus casamentos têm sido abalados constantemente pelas suas sogras e/ou cunhadas.
A Palavra de Deus, ao analisarmos este versículo nos dá uma dica valiosa de como devemos viver a nossa vida. O grande problema é que temos hoje em dia uma grande geração de homens que ainda não conseguiram cortar seus cordões umbilicais.
A mulher por ser o vaso mais frágil, necessita de proteção, cuidados, atenção. Nenhuma mulher gosta de ver seu lar dividido, por isso suscita tanto ciúme e frustração na mulher quando o homem não consegue transcender de filho a marido ou pai.
Nas famílias menos favorecidas vemos claramente que as mães (sogras), tendem a usar seus filhos como provedores do lar, caso eles sejam mais bem sucedidos que os seus maridos, em alguns casos até negligenciando o marido a favor do filho.
Isso é um absurdo! Porque primeiramente, nos dias de hoje colocar sob um filho o jugo pesado de duas famílias é uma covardia muito grande, depois porque estará a própria pessoa descumprindo o mandamento de Deus, pois uma só carne é com seu marido, não com seu filho e assim muitas famílias tem sido impedidas de prosperarem até financeiramente por causa disso.
Ajudar é uma coisa, mas transferir a responsabilidade é outra completamente diferente. Tem famílias que o filho se vê obrigado a arcar com todos os custos da mãe, enquanto a esposa acaba ficando em segundo plano.
Ora, é obvio que todos nós temos a tendência de quando estamos em situação difícil tentar retornar ao seio materno. Quem não gostaria de voltar ao ventre de sua mãe, quentinho, protegido quando as coisas apertam.
E é justo neste fator que reside a covardia deste ato, pois a mãe que superprotege o seu filho ou é extremamente possessiva com ele, impede que o mesmo cresça no relacionamento com sua esposa e faz com que ele regrida ao invés de progredir e tornar-se um homem.
Pois muitas vezes as pequenas discussões servem para acertar as diferenças, qual o casal que não as tem? Mas se a mãe intervém, dizendo: -Volta para casa filhinho, - Ela não te merece... Pronto, já deu brecha para o diabo e abriu as portas para o filho regredir como individuo, sem contar que estará fomentando um divórcio, que Deus odeia.
“Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais (Pv 17.6)”.
A Bíblia fala que coroa dos velhos são seus netos. Por que isso?
Porque assim teve a consciência de que formou um ser humano capaz de cumprir o mandamento que Deus nos deu de crescer e multiplicar, refletindo a Gloria de Deus quanto a sua criação e a gloria de seus filhos são estes pais que o tornaram homens completos, livres, independentes e capazes.
O Senhor foi o criador da família, todo o tempo, em toda a Bíblia ele tem demonstrado seu cuidado e seu carinho com a mesma, por exemplo: “E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejasse espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade (Ml 2.15)”.
A coisa é tão seria que em Malaquias o ultimo livro do Antigo Testamento, Israel perguntava por que suas orações não eram atendidas e veja o que Deus responde: “Todavia perguntais: Por quê? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança (Ml 2.14)”.
Em Miquéias, nos retrata uma passagem muito clara do que aconteceria nos últimos tempos, foi a mesma que Jesus falou que os inimigos seriam membros das suas próprias famílias, veja só que retrato triste, porem infelizmente real: “Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro; guarda as portas da tua boca daquela que repousa no teu seio. Pois o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora contra a sogra; os inimigos do homem são os da própria casa (Mq 7.5,6)”.
Uma coisa é honrar pai e mãe, a outra é ser submisso a eles por toda a vida, coisa que Deus não quer, por isso criou o casamento quebrando de vez esse laço, transcendendo para uma nova família.
Lembre-se ao se casar o seu compromisso é com sua esposa, a coroa que você dará aos seus pais, segundo a Bíblia, é criar os seus filhos, num lar cristão, digno, coeso, respeitando a sua esposa, priorizando a família que Deus te deu e não retrocedendo para o seu antigo ninho.
Há muito queria dar esta palavra, pois não é pouco o numero de lares que tem sido destruído por causa destas intervenções e eu tenho atendido e muito triste essa realidade. Que por justamente se tratar de mãe e filho, acaba ficando uma coisa muito delicada, uma armadilha muito astuta do inimigo de nossas almas.
Os filhos são herança do Senhor, eles não nos pertencem. Cumpre aos pais fazerem deles bons pais, bons maridos para o cumprimento da Palavra de Deus e Gloria do Senhor.
As mulheres que estão sofrendo disso em seus lares orem por suas sogras e maridos, pois este comportamento obsessivo com certeza não vem do Senhor e não tem nada a ver com honrar pai e mãe, mas sim posse, pois o ser humano dificilmente lida bem com poder e autoridade, alguns abusam.
Mas o Senhor é galardoador daqueles que o buscam. Isso não está no plano de Deus, no momento que você se casa, você torna-se uma só carne com seu marido e com certeza a rainha do lar tem que ser você.
Lute pelo direito que Deus te deu, com as armas espirituais, pois o Senhor te dará a vitória. Que o Espírito Santo de Deus fale melhor ao seu coração.
Aprenda a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você. A idade vai chegando e, com o passar do tempo, nossas prioridades na vida vão mudando - a vida profissional, a monografia de final de curso, as contas a pagar. Mas uma coisa parece estar sempre presente. A busca pela felicidade com o amor da sua vida. Desde pequenas ficamos nos perguntando "quando será que vai chegar? E a cada nova paquera, vez ou outra nos pegamos na dúvida "será que é ele (a)"?
Como diz o meu pai: "nessa idade tudo é definitivo", pelo menos a gente achava que era. Cada namorado era o novo homem da sua vida. Faziam planos, escolhiam o nome dos filhos, o lugar da lua de mel e, de repente PLAFT! Como num passe de mágica ele desaparecia, fazendo criar mais expectativas a respeito "do próximo". Você percebe que cair na guerra quando se termina um namoro é muito natural, mas que já não dura mais de três meses.
Agora, você procura melhor e começa a ser mais seletiva. Procura um cara formado, trabalhador, bem resolvido, inteligente, com aquele papo que a deixa sentada no bar o resto da noite. Você procura por alguém que cuide de você quando está doente, que não reclame em trocar aquele churrasco dos amigos pelo aniversário da sua avó, que jogue "imagem e ação" e se divirta como uma criança, que sorria de felicidade quando te olha, mesmo quando está de short camiseta e chinelo.
A liberdade, ficar sem compromisso, sair sem dar satisfação já não tem o mesmo valor que tinha antes. A gente inventa um monte de desculpas esfarrapadas, mas continuamos com a procura incessante por uma pessoa legal, que nos complete e vice-versa. Enquanto tivermos maquiagem e perfume, vamos a luta e haja dinheiro para manter a presença em todos os eventos da cidade: churrasco, festinhas, boates na quinta-feira. Sem falar na diversidade que vai do Forró ao Beatles.
Mas o melhor dessa parte é se divertir com as amigas, rir até doer a barriga, fazer aqueles passinhos bregas de antigamente e curtir o som. Olhar para o teto, cantar bem alto aquela música que você adora. Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.
Percebe também que aquele cara que você gosta (ou acha que gosta), e que não quer nada com você, definitivamente não é o homem da sua vida. Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você. O segredo é não correr atrás das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você. No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!
1. Ela é o único manual do cristão no trabalho do SENHOR
" Procura apresentar-te a DEUS aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar,
que maneja bem a palavra da verdade"
(2 Timóteo 2.15).
2. Ela alimenta nossas almas
"JESUS, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de DEUS"
(Mateus 4.4).
" Achadas as tuas palavras,logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, DEUS DOS EXÉRCITOS"
(Jeremias 15.16).
3. Ela é a arma usada pelo ESPÍRITO SANTO
"Tomai também o capacete da salvação e a espada do ESPÍRITO que é a PALAVRA DE DEUS"
( Efésios 6. 17).
4. Ela enriquece espiritualmente a vida do cristão
"Para mim vale mais a lei que procede da tua boca do que milhares de ouro ou de prata" ( Salmo 119.72)
"Para que o DEUS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, O PAI DA GLÓRIA, vos conceda espírito de revelação no pleno conhecimento dELE" ( Efésios 1.17).
"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará" (Salmos 91:1).
Perguntaram a uma senhora , na Inglaterra, que se mostrava surpreendentemente forte, durante bombardeios, qual o segredo de sua tranquilidade diante de momentos tão tenebrosos. Ela respondeu: "Bem, todas as noites eu faço minhas orações e lembro o que nosso pastor diz -- Deus está sempre junto a nós para nos proteger. Logo a seguir eu vou dormir. Afinal, não há necessidade que nós dois fiquemos acordados!"
Até que ponto vivemos confiantes no Senhor como aquela senhora inglesa? A nossa fé nos tem feito descansar à Sua sombra ou continuamos manifestando as dúvidas comuns aos incrédulos? A luz de Cristo nos tem guiado em paz pelos tenebrosos caminhos deste mundo ou a inquietação tem predominado em nosso testemunho?
O cristão que crê plenamente em seu Senhor pode deitar-se e também levantar-se sem temor. Tem a ousadia e a coragem características dos vitoriosos. Sabe que mesmo diante de ventos e tempestades não naufragará, pois, o Senhor caminha a seu lado e ao menor perigo lhe segurará a mão.
Lembro que já escrevi, há muito tempo, qual deve ser o pensamento do discípulo do Senhor -- se eu acordar vivo, o Senhor estará comigo; se eu morrer, estarei com o Senhor. De qualquer maneira eu serei um vencedor.
Se você continua vivendo dias de tormentos e insegurança, busque ao Senhor. Nele você encontrará um abrigo seguro, consolo para sua tristeza, respostas para suas indagações.
Ele ama a você e deseja lhe dar a vida abundante que tanto almeja encontrar. Tão somente confie e descanse. Na Sua presença e à Sua sombra, sua alma se encherá de júbilo e felicidade.
Como pairam as aves, assim o Senhor dos Exércitos amparará a Jerusalém, protegê-la-á e salvá-la-á, poupá-la-á e livrá-la-á. Is 31:5
Pensamento Israel foi o povo escolhido de Deus para herdar Seu reino. A partir do momento que Israel rejeitou Jesus como Salvador, Deus começou a chamar também outras nações para Si. Agora, nós somos o Israel do Senhor, e Suas promessas de salvação, proteção e livramento são para nós, os que aceitaram Jesus, os que aceitaram a mensagem da cruz. Deposite tua vida nas mãos do Senhor, confie nEle. O Senhor tem um cuidado especial para com aqueles que nEle esperam.
1 A MINHA alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma. 2 Direi a Deus: Não me condenes; faze-me saber por que contendes comigo. 3 Parece-te bem que me oprimas, que rejeites o trabalho das tuas mãos e resplandeças sobre o conselho dos ímpios? 4 Tens tu porventura olhos de carne? Vês tu como vê o homem? 5 São os teus dias como os dias do homem? Ou são os teus anos como os anos de um homem, 6 Para te informares da minha iniqüidade, e averiguares o meu pecado? 7 Bem sabes tu que eu não sou iníquo; todavia ninguém há que me livre da tua mão. 8 As tuas mãos me fizeram e me formaram completamente; contudo me consomes. 9 Peço-te que te lembres de que como barro me formaste e me farás voltar ao pó. 10 Porventura não me vazaste como leite, e como queijo não me coalhaste? 11 De pele e carne me vestiste, e de ossos e nervos me teceste. 12 Vida e misericórdia me concedeste; e o teu cuidado guardou o meu espírito. 13 Porém estas coisas as ocultaste no teu coração; bem sei eu que isto esteve contigo. 14 Se eu pecar, tu me observas; e da minha iniqüidade não me escusarás. 15 Se for ímpio, ai de mim! E se for justo, não levantarei a minha cabeça; farto estou da minha ignomínia; e vê qual é a minha aflição, 16 Porque se vai crescendo; tu me caças como a um leão feroz; tornas a fazer maravilhas para comigo. 17 Tu renovas contra mim as tuas testemunhas, e multiplicas contra mim a tua ira; revezes e combate estão comigo. 18 Por que, pois, me tiraste da madre? Ah! se então tivera expirado, e olho nenhum me visse! 19 Então eu teria sido como se nunca fora; e desde o ventre seria levado à sepultura! 20 Porventura não são poucos os meus dias? Cessa, pois, e deixa-me, para que por um pouco eu tome alento. 21 Antes que eu vá para o lugar de que não voltarei, à terra da escuridão e da sombra da morte; 22 Terra escuríssima, como a própria escuridão, terra da sombra da morte e sem ordem alguma, e onde a luz é como a escuridão.
Jó - Capítulo 11
1 ENTÃO respondeu Zofar, o naamatita, e disse: 2 Porventura não se dará resposta à multidão de palavras? E o homem falador será justificado? 3 «s tuas mentiras se hão de calar os homens? E zombarás tu sem que ninguém te envergonhe? 4 Pois dizes: A minha doutrina é pura, e limpo sou aos teus olhos. 5 Mas na verdade, quem dera que Deus falasse e abrisse os seus lábios contra ti! 6 E te fizesse saber os segredos da sabedoria, que é multíplice em eficácia; sabe, pois, que Deus exige de ti menos do que merece a tua iniqüidade. 7 Porventura alcançarás os caminhos de Deus, ou chegarás à perfeição do Todo-Poderoso? 8 Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás tu fazer? É mais profunda do que o inferno, que poderás tu saber? 9 Mais comprida é a sua medida do que a terra, e mais larga do que o mar. 10 Se ele passar, aprisionar, ou chamar a juízo, quem o impedirá? 11 Porque ele conhece aos homens vãos, e vê o vício; e não o terá em consideração? 12 Mas o homem vão é falto de entendimento; sim, o homem nasce como a cria do jumento montês. 13 Se tu preparares o teu coração, e estenderes as tuas mãos para ele; 14 Se há iniqüidade na tua mão, lança-a para longe de ti e não deixes habitar a injustiça nas tuas tendas. 15 Porque então o teu rosto levantarás sem mácula; e estarás firme, e não temerás. 16 Porque te esquecerás do cansaço, e lembrar-te-ás dele como das águas que já passaram. 17 E a tua vida mais clara se levantará do que o meio dia; ainda que haja trevas, será como a manhã. 18 E terás confiança, porque haverá esperança; olharás em volta e repousarás seguro. 19 E deitar-te-ás, e ninguém te espantará; muitos suplicarão o teu favor. 20 Porém os olhos dos ímpios desfalecerão, e perecerá o seu refúgio; e a sua esperança será o expirar da alma.
Jó - Capítulo 12
1 ENTÃO Jó respondeu, dizendo: 2 Na verdade, vós sois o povo, e convosco morrerá a sabedoria. 3 Também eu tenho entendimento como vós, e não vos sou inferior; e quem não sabe tais coisas como essas? 4 Eu sou motivo de riso para os meus amigos; eu, que invoco a Deus, e ele me responde; o justo e perfeito serve de zombaria. 5 Tocha desprezível é, na opinião do que está descansado, aquele que está pronto a vacilar com os pés. 6 As tendas dos assoladores têm descanso, e os que provocam a Deus estão seguros; nas suas mãos Deus lhes põe tudo. 7 Mas, pergunta agora às alimárias, e cada uma delas te ensinará; e às aves dos céus, e elas te farão saber; 8 Ou fala com a terra, e ela te ensinará; até os peixes do mar te contarão. 9 Quem não entende, por todas estas coisas, que a mão do Senhor fez isto? 10 Na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana. 11 Porventura o ouvido não provará as palavras, como o paladar prova as comidas? 12 Com os idosos está a sabedoria, e na longevidade o entendimento. 13 Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem. 14 14 Eis que ele derruba, e ninguém há que edifique; prende um homem, e ninguém há que o solte. 15 Eis que ele retém as águas, e elas secam; e solta-as, e elas transtornam a terra. 16 Com ele está a força e a sabedoria; seu é o que erra e o que o faz errar. 17 Aos conselheiros leva despojados, e aos juízes faz desvairar. 18 Solta a autoridade dos reis, e ata o cinto aos seus lombos. 19 Aos sacerdotes leva despojados, aos poderosos transtorna. 20 Aos acreditados tira a fala, e tira o entendimento aos anciãos. 21 Derrama desprezo sobre os príncipes, e afrouxa o cinto dos fortes. 22 Das trevas descobre coisas profundas, e traz à luz a sombra da morte. 23 Multiplica as nações e as faz perecer; dispersa as nações, e de novo as reconduz. 24 Tira o entendimento aos chefes dos povos da terra, e os faz vaguear pelos desertos, sem caminho. 25 Nas trevas andam às apalpadelas, sem terem luz, e os faz desatinar como ébrios.
Jó - Capítulo 13
1 EIS que tudo isto viram os meus olhos, e os meus ouvidos o ouviram e entenderam. 2 Como vós o sabeis, também eu o sei; não vos sou inferior. 3 Mas eu falarei ao Todo-Poderoso, e quero defender-me perante Deus. 4 Vós, porém, sois inventores de mentiras, e vós todos médicos que não valem nada. 5 Quem dera que vos calásseis de todo, pois isso seria a vossa sabedoria. 6 Ouvi agora a minha defesa, e escutai os argumentos dos meus lábios. 7 Porventura por Deus falareis perversidade e por ele falareis mentiras? 8 Fareis acepção da sua pessoa? Contendereis por Deus? 9 Ser-vos-ia bom, se ele vos esquadrinhasse? Ou zombareis dele, como se zomba de algum homem? 10 Certamente vos repreenderá, se em oculto fizerdes acepção de pessoas. 11 Porventura não vos espantará a sua alteza, e não cairá sobre vós o seu terror? 12 As vossas memórias são como provérbios de cinza; as vossas defesas como defesas de lodo. 13 Calai-vos perante mim, e falarei eu, e venha sobre mim o que vier. 14 Por que razão tomarei eu a minha carne com os meus dentes, e porei a minha vida na minha mão? 15 Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele. 16 Também ele será a minha salvação; porém o hipócrita não virá perante ele. 17 Ouvi com atenção as minhas palavras, e com os vossos ouvidos a minha declaração. 18 Eis que já tenho ordenado a minha causa, e sei que serei achado justo. 19 Quem é o que contenderá comigo? Se eu agora me calasse, renderia o espírito. 20 Duas coisas somente não faças para comigo; então não me esconderei do teu rosto: 21 Desvia a tua mão para longe, de mim, e não me espante o teu terror. 22 Chama, pois, e eu responderei; ou eu falarei, e tu me responderás. 23 Quantas culpas e pecados tenho eu? Notifica-me a minha transgressão e o meu pecado. 24 Por que escondes o teu rosto, e me tens por teu inimigo? 25 Porventura acossarás uma folha arrebatada pelo vento? E perseguirás o restolho seco? 26 Por que escreves contra mim coisas amargas e me fazes herdar as culpas da minha mocidade? 27 Também pões os meus pés no tronco, e observas todos os meus caminhos, e marcas os sinais dos meus pés. 28 E ele me consome como a podridão, e como a roupa, à qual rói a traça.
Jó - Capítulo 14
1 O HOMEM, nascido da mulher, é de poucos dias e farto de inquietação. 2 Sai como a flor, e murcha; foge também como a sombra, e não permanece. 3 E sobre este tal abres os teus olhos, e a mim me fazes entrar no juízo contigo. 4 Quem do imundo tirará o puro? Ninguém. 5 Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; e tu lhe puseste limites, e não passará além deles. 6 Desvia-te dele, para que tenha repouso, até que, como o jornaleiro, tenha contentamento no seu dia. 7 Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. 8 Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, 9 Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta. 10 Porém, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está ele? 11 Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota, e fica seco, 12 Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará nem despertará de seu sono. 13 Quem dera que me escondesses na sepultura, e me ocultasses até que a tua ira se fosse; e me pusesses um limite, e te lembrasses de mim! 14 Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança. 15 Chamar-me-ias, e eu te responderia, e terias afeto à obra de tuas mãos. 16 Mas agora contas os meus passos; porventura não vigias sobre o meu pecado? 17 A minha transgressão está selada num saco, e amontoas as minhas iniqüidades. 18 E, na verdade, caindo a montanha, desfaz-se; e a rocha se remove do seu lugar. 19 As águas gastam as pedras, as cheias afogam o pó da terra; e tu fazes perecer a esperança do homem; 20 Tu para sempre prevaleces contra ele, e ele passa; mudas o seu rosto, e o despedes. 21 Os seus filhos recebem honra, sem que ele o saiba; são humilhados; sem que ele o perceba; 22 Mas a sua carne nele tem dores; e a sua alma nele lamenta.