" Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda verdade. Não falará de sí mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir." - Jo 16:13
Uma presença ou atmosfera não possui mente, vontade própria, um plano. Pensamentos têm presença. Animais geram presença. Entretanto, o Espírito Santo é muito mais do que uma presença.
O aroma de uma comida não é o alimento em si.
O latido de um cachorro não é o próprio cachorro.
Logo a presença do Espírito Santo é a evidência de Sua Pessoa.
Mas Jesus reconheceu o Espírito Santo como Conselheiro: " Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará topdas as coisas..." - Jo 14:26
Se Ele fosse o vento, não poderia ensinar os homens.
Se fosse o fogo, não poderia trazer aconselhamento.
Se fosse um pássaro branco, não poderia falar conosco sobre os ensinamentos de Jesus. O Espírito Santo simplismente usa várias imagens para revelar Suas obras, Sua natureza e muitas de Suas qualidades.
O Espírito Santo pode entrar em sua vida, como a água, refrescando-nos.
O Espírito Santo pode entar em nossa vida, como o fogo, purificando-nos.
O Espírito Santo pode mover-se de maneira rápida e repentina em nossa vida como o vento.
O Espírito Santo se manifesta a nós da maneira que mais necessitamos. Ele pode mostrar-se como alguém que cuida de nós. Ele pode mostrar-se um Conselheiro brilhante e articulado quando enfrentamos uma decisão difícil. Ele pode vir como um médico quando fomos machucados ou atormentados na batalha.
O Espírito Santo é uma pessoa. Quando aceitamos essa verdade, nossa experiência cristã muda drástica e satisfatóriamente em todas as áreas de nossa vida.